Maestros Convidados

Avelino Ramos

 

 

É Licenciado pela Escola Superior de Música do Porto em Tuba. Exerce a sua atividade como professor no Conservatório de Música do Porto e no Instituto Piaget em Viseu.
Possui o Advanced Course in Band Conducting do Istituto Superiore Europeo Bandistico em Trento, Itália, sob a orientação dos professores Jan Cober, Douglas Bostock, Félix Hauswirth, Carlo Pirola e Gianni Caracristi. Participou no ano de 2010 no Canford Wind Band Conductors no qual teve oportunidade de trabalhar com Tim Reynish, Mark Heron e Russell Cowieson. Participou em 2011 no Conducting Weekend na Royal Northern College of Music em Manchester, Inglaterra, onde trabalou com Mark Heron, Timothy Reynish e Paul McGrath.
Da sua experiência como maestro é de salientar a sua apresentação à frente da Banda Sinfónica Portuguesa, Orquestra Filarmonia de Vermoim, o Ensemble Português de Tubas, o Ensemble de Trompas integrado no 1º Encontro de Trompas Lusas, o Brass Ensemble da BSP e a Orquestra de Sopros da Academia de Música de Vale de Cambra. Foi maestro da Banda Marcial de Ancede (Baião). Dirigiu desde Novembro de 2010 a Setembro de 2012 a  Sociedade Musical de Arcos de Valdevez.
É chefe de naipe das tubas na Banda Sinfónica Portuguesa, na qual já teve oportunidade de ser dirigido por Francisco Ferreira, Jan Cober, Douglas Bostock , Dario Soutelo, José Rafael Pascual Vilaplana, Alex Schillings e Eugene Corporon.