Maestros Convidados

Helder Tavares

Licenciado em clarinete pela ESMAE – Escola Superior de Música e das Artes do Espetáculo do Porto e Mestre no Ensino de Música pela UA – Universidade de Aveiro.

Paralelamente à carreira docente nas disciplinas de Clarinete e Orquestra, que atualmente leciona na Academia de Música de Paços de Brandão e Conservatório de Música de Fornos, desenvolve a sua atividade artística como clarinetista e maestro. Como clarinetista é membro da BSP – Banda Sinfónica Portuguesa com a qual obteve o 1º prémio no WMC – World Music Contest com a melhor classificação de sempre atribuída em 70 anos de concurso. A vertente de direção levaram-no já a dirigir a BSP, a Banda e o Ensemble, a Aargau Symphony Orchestra – Suiça; a OrkesterKamp Ljubljana – Eslovénia e a Orquestra de Jovens do Concelho de Santa Maria da Feira.

A sua atividade já o levou a apresentar-se como clarinetista e maestro nos continentes Europeu e Asiático. Assume o cargo de diretor artístico no Clarinetíssimo Ensemble e na Banda de Música da Cidade de Espinho, onde obteve dois primeiros prémios, com o segundo lugar, no Concurso Internacional de Bandas Ateneu A. Vilafranquense – Portugal.