Maestros Convidados

João Paulo Fernandes

 

Nasceu em 1977 na cidade de Caldas da Rainha. Estudou Trombone de Varas com os professores Joaquim Raposo, Emídio Coutinho e Alexandre Vilela e frequentou diversas Master Class com conceituados professores como John Peterson, Joseph Alessi, Enrique Crespo  entre outros. Como trombonista tocou em diversas orquestras com diferentes formações desde o repertório clássico ao jazz.
Dedica-se à Direção desde os 20 anos de idade, sendo convidado a dirigir diversas formações como Orquestras de Sopros para Jovens, Ensemble Sinfónico de Metais, Ensemble Português de Trompas, BSP - Banda Sinfónica Portuguesa e Orquestra Sinfónica da ESMAE, entre outras. Durante estes anos dirigiu ainda solistas de renome internacional na qual se destaca: Sérgio Carolino; Pedro Ribeiro; Pedro Carneiro; Abel Pereira; Jorge Almeida; Carlos Guilherme; Fernando Ramos; Gilberto Bernardes; Henk van Twiller; Alfonso Padilla; Arno Bornkamp; Anne Jelle Visser, Steve Rossé, Mike Forbes e Demondrae Thurman entre outros.Frequenta Cursos de Direcção de Orquestra desde 1999 com conceituados Maestros como: George Hurst, Denise Ham, Rodolfo Saglimbeni, Robert Houlihan, Jorma Panula, Baldur Brönnimann entre outros. Estudou durante 4 anos consecutivos no curso livre de Direcção de Orquestra na Escola Superior de Música, Artes e Espetáculo do Porto com o Maestro António Saiote, tendo sido convidado em Setembro de 2008 para seu assistente.
É Diretor Artístico da Filarmónica União Taveirense, desde Março de 2004, vencedora do 1º Concurso Nacional de Bandas Filarmónicas – Cidade de Aveiro – 2005. É Diretor Musical do Ensemble de Trombones e Tuba - Mr SC & The Wild Bones Gang, projeto liderado por Sérgio Carolino e com o qual gravou um Cd duplo com apresentação realizada no CCC de Caldas da Rainha em Abril de 2012.
Foi Professor de Direcção no Cursos: IV Curso para Maestros de Orquestra de Sopros organizado pelo INATEL, realizado em Setembro de 2009 em Óbidos; nos I e II Workshop de Direcção em Julho de 2011 e 2012 em Ourém; no III Curso de Direcção de Orquestra de Sopros do Orfeão de Leiria em Março de 2012, no BrassFest em Julho de 2012 em Águeda e ainda assistente do maestro Robert Houlihan na Master Class de Direcção, realizada em Julho de 2013 em Ourém. É licenciado em Formação Musical (curso pré-Bolonha de 4 anos), pela Escola Superior de Música, Artes e Espetáculo do Porto tendo ainda uma pós-graduação em Ópera e Estudos Músico – Teatrais, na vertente de Direcção de Orquestra, feita!também na ESMAE na qual trabalhou com!os mestres: Dr. Mário Vieira de Carvalho, João Paulo Santos, Alexandre Delgado, António Salgado, António Saiote e o com o polémico e famoso encenador alemão Peter Konwitschny.
É Professor de Formação Musical na Escola de Música e Artes de Ourém –Ourearte, sendo também membro da Direção Pedagógica. Em Ópera dirigiu: Hansel und Gretel de Humperdinck em 10 récitas (Porto, Ourém, Tomar e Braga); L’enfant t les sortilèges de Ravel em 2 récitas!(Porto) e A Flauta Mágica de Mozart em 2 récitas (Coliseu do Porto).
Em 2010 dirigiu a ONP – Orquestra Nacional do! Porto no concerto de encerramento da Master Class de Direcção com Maestro Jorma Panula intitulado “Os Maestros do Futuro”.!