Maestros Convidados

Jose Rafael Pascual Vilaplana - Maestro Principal convidado

José Rafael Pascual Vilaplana (Espanha)  
Natural de Muro (Alicante), onde inicia os seus estudos musicais em bombardino e piano, na Unión Musical de Muro. Estudou no Conservatório Municipal de Alcoi e no Conservatório Superior de Valência. Estudou Direcção de Banda com o maestro holandês Jan Cober ("Brabants Conservatorium" de Tilburg) e com Eugene Corporon (University of North Texas). Em 1993 é seleccionado na especialidade de Direcção de Orquestra dentro do "Wiener Musikseminar" de Viena, estudando com Karl Österreicher e Yuji Yuhasa. Em 1994 assiste em Chicago às aulas de direcção de James Croft, dadas no "47th. Mid West Band and Orchestra Clinic". Em 1995 obtém o Diploma de Direcção de Orquestra do "Wiener Meisterkurse für Musik" na Escola Superior de Música de Viena, com o maestro Hans Graf. Ampliou os seus conhecimentos de Direcção em diversos cursos com professores como José Collado, Gerardo Pérez Busquier ou Norman Milanés.

Trabalhou como maestro titular de várias bandas de Alicante e de Valência.

Foi maestro convidado de várias bandas e orquestras sinfónicas (Cuba, Holanda, Espanha, Portugal, Argentina, Itália, Bélgica, Suíça, etc.).

É compositor de diversas obras para banda e conjunto instrumental. Participa habitualmente como júri de diferentes concursos de composição para Banda (Altea, Bocairent, Benidorm, Callosa, Calpe, Elda, Pego, Dènia, Algemessí, Sant Vicent del Raspeig, entre outras). Foi designado Júri Internacional do Certame Nacional de Bandas da Suíça, celebrado na cidade de Montreux em 2001, assim como júri dos Certames Provinciais de Bandas de Alicante (2001) e Castellón (2002).

Actualmente é o maestro principal da Orquestra Sinfónica de Albacete e da Banda da Sociedade Musical “La Nova” de Xátiva. Desde 1995 é professor na Escola Regional de Música de Vall d’Albaida, 1999 a 2004 na Academia “Allegro” de Valência e de 2002 a 2007 no E. C. M. do Comtat. É professor dos Cursos de Direcção do Instituto Guido Alberto Fano de Spilimnbergo (Itália).

Em 1991 foi galardoado com a “Batuta do Maestro Guillermo Tomás” da Banda Nacional de Cuba em Havana. Em 1997 ganhou o 1º Prémio “Batuta de Ouro” do “8º Concurso Internacional de Direcção” do WMC de Kerkrade (Holanda).

Em Abril de 2000 obtém o 1º Prémio “Batuta de Honra” do “1º Concurso Europeu de Direcção” organizado pela EBBA (European Brass Band Association e realizado no Symphony Hall de Birmingham, pelo qual foi nomeado como “European Conductor Champion 2000”.