Maestros Convidados

Marcel Van Bree

Nasceu em Meijel (Holanda). Estudou no Conservatório Superior de Tilburgo, onde obteve os diplomas de clarinete (com Walter Boeykens) e direcção com as classificações máximas. Prosseguiu os seus estudos como maestro, estudando com Pierre Kuijpers, E. García Asensio, Heinz Friezen e Gerald Brown.

Desde a sua mudança para a Galiza em 1992 até 2004 foi maestro do Conservatório Profissional de Lalín, da Orquestra de Câmara do mesmo e da Banda Municipal de Lalín. É maestro da Banda Sinfónica da Galiza e foi nomeado maestro da Banda da Federação Galega no momento da sua fundação em 2000, cargo que ocupou até 2004.

Na qualidade de maestro convidado, dirigiu as principais bandas populares na Galiza e a Banda Municipal de Bilbao, e gravou CD’s com a Banda de Lalín, a Banda Sinfónica da Galiza e a Banda Municipal da Corunha.

Como professor participou em cursos de direcção em colaboração com bandas de música (Merza, Lalín, Arbo, Sober) e com os Conservatórios Profissionais de Pontevedra, Ourense, Lalín e Lugo. Ele próprio realiza transcrições de repertório sinfónico para bandas de música.

Desde Setembro de 2004 que é maestro da Banda Municipal da Corunha.